Campo de Concentração de Terezin

Campo de Concentração de Terezin

Terezin é uma cidade situada a 62 quilômetros a noroeste de Praga, conhecida por seu campo de concentração, o Campo de Concentração de Theresienstadt

As duas fortalezas

Terezin está dividido em duas partes, a fortaleza grande e a pequena. A primeira foi um gueto judeu onde viveram mais de 150.000 judeus, e a segunda foi o campo de concentração que hoje em dia se pode visitar. Esse foi um campo de concentração e não de extermínio e, embora muitos judeus tenham morrido nele, muitos outros foram enviados a campos de extermínio.

No campo de concentração, você visitará os barracões, os pátios, as celas e outros espaços. Existe um túnel de quase um quilômetro pelo qual passavam os reclusos. O percurso é angustiante e realmente parece bastante longo.

Com a entrada completa, você pode entrar no campo de concentração, nos barracões, no museu do gueto, no cemitério e crematório. Esta última parte está fora da fortaleza grande e será uma das imagens mais impactantes da viagem.

A outra imagem que te marcará é a da escola. Nela você verá desenhos da época da Segunda Guerra, dsenhos feitos por crianças que viveram a guerra do início ao fim. Muito angustiante.

Com a entrada, você receberá um mapa que será bastante útil, porque Terezin é bastante grande e tudo está separado.

Como ir a Terezin 

Para ir a Terezin, você tem várias opções: alugar um carro, contratar uma visita guiada ou ir de ônibus por conta própria.

O ônibus sai da estação de Holesovice, leva uma hora para chegar e para na pequena fortaleza. Na volta, você pode pegá-lo no parque central da fortaleza grande e ele para em Praga em outra estação, onde você pode pegar o metrô.

É recomendado? 

A visita a Terezin fará você se sentir como se estivesse vivendo a Segunda Guerra Mundial. Em algum momento, a sensação pode ser angustiante e, por ter poucos turistas, a imersão é total. A atmosfera é como a do filme O Pianista.

A visita a Terezin não é recomendável para quem esteja apenas em busca de um cartão postal. É preciso se interessar pelo tema e ir sabendo do que se trata: a história do holocausto.

A visita completa dura cerca de 4 horas.

Site oficial:

Horário

De novembro a março, das 8:00 às 16:00 horas.
De abril a outubro, das 8:00 às 18:00 horas.
Os horários variam para as diferentes partes do campo. Consulte os horários completos no site oficial.

Preço

Adultos: 215CZK.
Estudantes e menores de 18 anos: 165CZK.

Lugares próximos

Aeroporto de Praga (45.8 km)
O Loreto de Praga (49.9 km)
Rua do Ouro (49.9 km)
Castelo de Praga (50 km)
Catedral de São Vito (50 km)