Informação de Praga

Informação de Praga

Antes de viajar a Praga, é normal que surjam muitas dúvidas: qual é a moeda oficial da República Tcheca? Onde é melhor trocar o dinheiro? Poderei me comunicar se não sei falar inglês?

Zonas e distritos

Staré Město

Staré Město, zona conhecida como a Cidade Velha, marca o centro histórico de Praga e é a zona mais bonita para passear e se hospedar.

Malá Strana

Malá Strana é uma das zonas mais antigas da cidade. Está localizada aos pés do Castelo de Praga e reúne um grande número de pontos turísticos.

Hradčany

No século IX, o príncipe Bořivoj construiu o Castelo de Praga, dando origem à cidade que hoje conhecemos. Séculos mais tarde, Hradčany surgiu nos seus arredores.

Josefov

Josefov surgiu com a união das duas comunidades judias que havia em Praga na Idade Média. Depois de anos de discriminação, o Bairro Judeu foi integrado a Praga em 1850.

Nové Město

A Cidade Nova de Praga foi fundada por Carlos IV em 1348. Esta parte da cidade foi a principal testemunha da história tcheca do século XX.

Vyšehrad

Vyšehrad é uma das seis cidades independentes que deram origem a Praga. É uma das zonas menos conhecidas e visitadas pelos turistas.

Mais informação

Praga em cifras

Praga conta com mais de 1,5 milhão de habitantes, dos quais 81% são tchecos. A população é bastante igualada, embora haja uma ligeira predominância das mulheres.

A cidade tem uma elevação sobre o nível do mar de 180 metros.

Horário comercial

O horário comercial da maioria das lojas de Praga é de segunda a sexta, das 9:00 às 18:00 horas. Aos sábados, das 9:00 às 12:00 horas.  Os shoppings abrem todos os dias até as 21 horas e os bancos funcionam de segunda a sexta, das 9:00 às 18:00 horas.

Eletricidade e tomadas

As tomadas em Praga são do tipo europeu, com duas saídas redondas, e 230V de voltagem. Para conectar os seus eletrônicos, será necessário comprar um adaptador, que pode ser adquirido em qualquer supermercado ou loja de produtos para casa no Brasil.

Assistência médica

Assim como no resto da Europa, para receber assistência médica gratuita na República Tcheca é necessário que o cidadão europeu tenha o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Este cartão é gratuito e, em Portugal, você pode solicitá-lo nos serviços de atendimento da Segurança Social, nas lojas do cidadão ou nos serviços do subsistema de saúde do interessado.

Também é possível solicitá-lo pela internet se você tiver o Número de Identificação de Segurança Social. Você pode fazê-lo no seguinte link:

Telefones úteis

  • Emergências: 112.
  • Polícia: 158.
  • Ambulância: 155.
  • Informação telefônica: 1180.
  • Prefixo de Praga: 02.