Clementinum

O Clementinum é o segundo maior complexo arquitetônico da cidade, atrás apenas do Castelo de Praga.

Em sua origem, foi a sede do colégio jesuíta e da universidade.

A fundação do Clementinum data do século XI. Em 1232, os dominicanos ocuparam a Igreja de São Clemente (da qual herda o nome) e construíram o monastério. Em 1556 chegaram a Praga os jesuítas e, depois de comprar o edifício, começaram uma ampliação que duraria quase 200 anos.

Há mais de dois séculos, o Clementinum abriga a Biblioteca Nacional. Atualmente também oferece concertos de órgão e de música clássica.

Visita guiada pelo Clementinum

A visita é composta de três partes: a Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e a Torre Astronômica.

Capela dos Espelhos

A Capela dos Espelhos recebe seu nome das dezenas de espelhos que aparecem no teto e pendurados nas paredes. A capela tem diversas pinturas e conta também com o órgão original do século XVIII, onde tocou W.A. Mozart.

Biblioteca Barroca

Com milhares de livros e luz tênue, a Biblioteca Barroca de Clementinum te levará ao passado e te fará imaginar as centenas de histórias que aconteceram ali. Uma das imagens mais bonitas de Praga.

Torre Astronômica

Usada em sua origem como mirante, desde a metade do século XVIII foi utilizada por cientistas como Josef Stepling para fazer observações astronômicas. Com 68 metros de altura, a Torre Astronômica oferece uma vista de 360 graus do centro histórico.

Ao subir a torre, você irá passar pela Sala dos Meridianos, sala com dois grandes quadrantes que serviram para medir a altura das estrelas e os movimentos celestes. Esta sala também era usada para saber quando era meio-dia e avisar os habitantes de Praga.

É recomendável fazer a visita guiada? 

Embora ao começar a visita na Capela dos Espelhos você possa ter a sensação de estar perdendo tempo, conforme se avança por outras salas, tudo fica muito mais interessante. Se você sabe inglês, a visita guiada é muito recomendável.

Horário

Janeiro e fevereiro, das 10:00 às 16:30 horas.
De março a outubro, das 10:00 às 18:00 horas.
Novembro e dezembro, das 10:00 às 17:00 horas.
Visitas guiadas em inglês todos os dias (incluindo aos finais de semana e feriados) a cada 30 minutos. A primeira visita guiada começa às 10:00 horas.

Preço

Visita guiada: 220CZK.
Crianças e estudantes: 140CZK.
Crianças menores de 7 anos: grátis.
Praga Card: 25% de desconto.

Transporte

MetrôStaroměstská, linha A.
Bonde: Staroměstská, linhas 17 e 18.

Lugares próximos

Cemitério Judeu (286 m)
Relógio Astronômico de Praga (304 m)
Josefov (312 m)
Praça da Cidade Velha (331 m)
Staré Město (351 m)