A República Tcheca tem planos para adotar o euro a médio prazo, mas a data ainda não foi definida e especialistas falam em 2020 como possível prazo.

Moeda

A moeda oficial de Praga é a Coroa Checa (CZK). Seu nome em checo é Koruna Česká (Kč).

Notas e moedas

Em Praga, há notas de 100, 200, 500, 1.000, 2.000 e 5.000 coroas. As moedas em circulação são de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 coroas e de 50 hellers (h). Uma coroa se divide em 100 hellers.

Coronas Checas, la moneda de Praga

Caixas eletrônicos e bancos

No centro da cidade, você não terá nenhum problema para encontrar bancos e caixas eletrônicos. Se você precisar ir a uma agência bancária, o horário é de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00 horas.

Como pagar?

A melhor forma de pagar é com dinheiro em efetivo, pois o imposto cobrado para trocar reais por coroas tchecas é mais baixo do que aquele que incide sobre as compras feitas com o cartão de crédito no exterior ou em cartões pré-pagos. É mais vantajoso trocar o dinheiro em Praga do que no Brasil.

Para quem viaja com frequência, pode ser interessante usar o cartão de crédito e assim ganhar pontos em programas de milhas.

Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como você irá levar o dinheiro na viagem, usando não só coroas tchecas em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, caso tenha alguma emergência.

Para saber se você pode pagar com o cartão, caso a informação não esteja indicada na entrada da loja ou restaurante, o melhor é perguntar antes de fazer a compra.

Onde trocar o dinheiro?

O melhor tipo de câmbio costuma ser oferecido nas casas de câmbio próximas ao centro da cidade (Staré Město ou Malá Strana). Os bancos costumam cobrar 2% de comissão e os hotéis e agências do aeroporto não costumam oferecer as melhores taxas.

Ao trocar dinheiro em uma casa de câmbio, é muito recomendado perguntar quantas coroas te darão por quantos euros, dólares ou reais. O letreiro de 0% comissão ou taxa de câmbio às vezes oculta algo.

Antes de fazer a viagem, o melhor é que você consulte com o seu banco qual é a comissão aplicada para sacar dinheiro em moeda estrangeira, e se essa opção está disponível. Assim, você poderá avaliar se vale a pena sacar coroas diretamente dos caixas eletrônicos em Praga.

Tipo de câmbio

Atualmente, um real equivale a aproximadamente 7,6 coroas checas.