Teatro Negro de Praga

Teatro Negro de Praga

O Teatro Negro, apesar de ser representado em outros países, é uma experiência originária de Praga e assistir a uma obra deveria ser obrigatório para todos os viajantes.

O Teatro Negro de Praga é um teatro totalmente diferente que se baseia na incapacidade do olho humano de distinguir negro sobre negro. 

Em uma obra de Teatro Negro os atores estão completamente vestidos com roupa negra e atuam sobre um fundo negro, o que faz com que o espectador veja apenas aquilo que os atores desejam mostrar.

Objetos iluminados, artigos fosforescentes ou personagens flutuando são alguns dos elementos que tornam essa arte tão especial.

Embora a origem date da época imperial chinesa, os tchecos revolucionaram a técnica transformando o Teatro Negro no espetáculo mais popular de Praga. Foi na capital tcheca que as luzes, sombras, mímica e acrobacias foram aperfeiçoadas.

Um detalhe que costuma agradar os viajantes que não falam outros idiomas é que as obras do Teatro Negro são mudas, e a música de fundo acaba ganhando destaque.

O Teatro Negro no mundo

Embora hoje em dia já não seja necessário ir a Praga para ver uma obra de Teatro Negro (já que essas obras são apresentadas inclusive em alguns parques temáticos), não dá para negar que é quase obrigatório assistir a uma dessas apresentações em Praga. Sempre é interessante desfrutar algo em seu lugar de origem. 

Teatros e obras

Em Praga, há vários lugares onde se pode ver o Teatro Negro: 

  • Ta Fantastika: Karlova 8, Stare Mesto, Praga 1. Metrô: Staromestska.
  • Teatro de Image, de Luz Negra: Parizska 4, Stare Mesto, Praga 1. Metrô: Staromestska.
  • Teatro Blanik: Vaclavske namesti 56, Prague 1. Metrô: Muzeum.
  • Teatro Metro: Národní 25, Prague 1. Metrô: Národní.
  • Teatro Animato: Na Příkopě 10, Prague 1. Metrô: Můstek.

Na hora de escolher a obra, Aspects of Alice é provavelmente a mais conhecida do Teatro Negro de Praga. Narra a passagem da infância à adolescência de Alice depois de deixar o País das Maravilhas. É apresentada em Ta Fantastika. Uma obra mais moderna em um teatro mais atual é Antologia, que é apresentada no teatro de luz negra Srnec.

Preços

Os preços não são excessivamente baratos. As entradas custam entre 20€ e 30€, dependendo da obra. 

Onde comprar os ingressos?

Se você quer economizar no ingresso, o melhor é comprar online e evitar adquiri-lo na bilheteria. 

Se você chegar a Praga sem ter reservado, você pode tentar conseguir um desconto ao fazer um passeio de barco pelo Moldava. Na Ponte Carlos, há barcos que dão descontos para os teatros se você fizer um passeio.