Mosteiro Strahov

O Mosteiro de Strahov pertence à ordem dos Mostenses e foi fundado pelo bispo Jindřich Zdík de Olomouc  com o apoio de Vladislao II e outros bispos em 1143. O aspecto barroco atual data do final do século XVII.

Durante sua história, foram necessárias diversas reformas para consertar os problemas produzidos pelas incursões inimigas. 

No interior do mosteiro está a igreja da Assunção da Virgem Maria. Nela se guardam os restos de São Norberto, o fundador da ordem Mostense, assim como um órgão tocado por Mozart várias vezes em suas visitas a Praga. O acesso à igreja só está permitido no horário das cerimônias.

A maioria das salas abre ao público apenas durante exposições e não podem ser visitadas. As salas que sempre estão abertas são a biblioteca e a pinacoteca.

Biblioteca

A biblioteca do Mosteiro de Strahov conta com duas salas que, em certa medida, lembram a biblioteca barroca do Clementinum: a Sala Teológica Barroca e a Sala Filosófica Classicista. Nelas se conservam livros e manuscritos da Idade Média, ilustrações e globos terráqueos.

Além dessas salas, há uma pequena exposição que exibe diversos animais dissecados.

Galeria de arte

O Mosteiro de Strahov conta com uma das pinacotecas mais importantes da Europa Central em seu gênero.

Horário

Galeria de arte:
Das 9:30 às 17:00 goras (fecha das 11:30 às 12:00 para o almooço. Fechada nos dias 25 de dezembro, Domingo de Páscoa e 20 de abril.
Biblioteca:
Das 9:00 às 17:00 horas (fecha das 12 às 13 horas para o almoço. Fechado nos dias 25 de dezembro, Domingo de Páscoa e 20 de abril.

Preço

Biblioteca: 100CZK.
Galeria de arte: 120CZK.

Transporte

Bonde: Pohořelec, linha 22.

Lugares próximos

O Loreto de Praga (347 m)
Monte Petřín (583 m)
Hradčany (716 m)
Castelo de Praga (813 m)
Catedral de São Vito (954 m)