Relógio Astronômico de Praga

Relógio Astronômico de Praga

O relógio está localizado na parte sul do edifício da Prefeitura de Praga.

O Relógio Astronômico de Praga é o relógio medieval mais famoso do mundo. Foi construído em 1410 pelo mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI. A lenda diz que, para que Hanus não repetisse sua obra, os vereadores o deixaram cego.

O relógio é composto por três partes.

O calendário de Josef Mánes

A esfera inferior da Torre do Relógio representa os meses do ano através de pinturas feitas por Manés. Você também pode ver os signos do zodíaco e, no centro, o Estudo das Armas da Cidade Velha.

O calendário tem quatro pequenas esculturas: Um filósofo, um anjo, um astrônomo e um orador.

O Relógio Astronômico

A esfera superior da Torre do Relógio é o Relógio Astronômico propriamente dito. Sua função não era dar a hora, e sim representar as órbitas do Sol e da Lua.

As figuras animadas

A principal atração do relógio é o desfile dos doze apóstolos que acontece toda vez que o relógio marca as horas. Esse desfile se produz nas janelas superiores do Relógio Astronômico.

Além dos apóstolos, você encontrará outros quatro personagens: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte, um esqueleto que marca o início do desfile ao puxar uma corda.

Subir na Torre do Relógio

Se você quiser ter uma boa vista da Praça da Cidade Velha, o melhor que você pode fazer é subir a Torre do Relógio da Prefeitura.

O horário da torre é de terça a domingo, das 9:00 às 18:00 horas e às segundas das 11:00 às 18:00 horas. Preço: 130 coroas (80 coroas para estudantes, crianças maiores de 6 anos e pessoas acima de 65).

Horário

Todas as horas em ponto, entre as 8:00 e as 20:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

MetrôStaroměstská, linha A.
BondeStaroměstská, linhas 17 e 18.

Lugares próximos

Praça da Cidade Velha (30 m)
Staré Město (69 m)
Josefov (294 m)
Clementinum (304 m)
Cemitério Judeu (342 m)